quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Ler e Sentir (!)

Vamos falar de mim? Não! Vamos falar de você. Porque se limitar a ler se você pode sentir? Não estou defendendo o fim da boa leitura, mas sim que você passe a ler e viver a literatura! Pois ler é muito fácil - quando se sabe - e entender o superficial também... porém ler e conhecer o profundo, sentí-lo é um verdadeiro ato de se despir. Então faça! Garanto que é uma sensação maravilhosa, são um daqueles momentos no qual você tem certeza que descobriu um pedaço do 'tudo', é uma sensação de sentir e viver esse 'tudo'. Descobrir o que desconhecemos, nesse caso específico, é como fechar os olhos e entrar em órbita.

Como Clarice Lispector mesmo disse: " Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca, ou não toca ", posso dizer o mesmo sobre a literatura.

4 comentários:

  1. Orgulho de você! Belo texto, pequena.

    ResponderExcluir
  2. Marília,
    O 'sentir' é muito difícil. Exige paciência, dedicação e interesse pelo 'outro'. Isso em uma sociedade que a cada dia nos incentiva a ser mais egoístas, individualistas, vivendo na selva...
    Mas segue a onda quem quer, né? Sempre se é possível ser diferencial, mesmo em épocas tão obscuras (como a nossa). Isso se chama liberdade =)
    'Quem não compreende um olhar, tão pouco compreenderá uma longa explicação' |Quintana|
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Yolanda,
    Se pareu que quis obrigar alguém a sentir assim meio que do nada, não era a minha intenção. Quis passar nesse texto que todos somos capazes de sentir, basta querermos... Claro que não é algo que acontece da noite pro dia, é um objetivo que se necessita paciência e dedicação, como você mesma disse. Porém, creio eu que é muito fácil usar como desculpa a sociedade fria e amarga em que vivemos, mas na verdade a sociedade é fria e amarga porque queremos, pois basta a gente querer ver o mundo de uma forma diferenciada que mudamos algo, e mudar já é um grande passo parar o sentir, o qual tanto defendo. Como nós, os sapos, gostamos de dizer, uma cabeça mudada no meio de tantas já é uma vitória. É nisso que eu acredito. Então, se dispilibilisa a sentir,irá contagiar a outro. E isso é sentir. 'Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara'. É isso que temos que fazer, a nossa cegueira é branca, mas tem cura.

    ResponderExcluir