segunda-feira, 17 de maio de 2010

Idealização ou uniformização?

Ontem, estávamos (eu, Cecília e Marília - Cesar foi excluído do programa) assistindo Romeu e Julieta. Nem preciso dizer que frases como "Quero um Romeu na minha vida" ou "Porque eu não encontro um assim?" foram pronunciadas pelo menos 5 vezes por cada uma ao longo do filme. Não, não pare de ler depois disso. Acho que para meninas de 17 anos não fomos tão ufânicas quanto outras de mesma idade são quando veem este filme.
Mas tarde, quando estávamos na casa dum amigo (Cesar já fazia parte do programa) fiquei eu pensando. Pensando se eu realmente queria um amor daqueles pra mim. Cheguei a algumas conclusões. Porque as mulheres são tão exigentes? Porque elas sempre estão em busca do homem perfeito, se sabem que este não existe? Uma busca inútil, então? Qual o sentindo de tudo isso? Vou dar um exemplo.
Os fãs que me perdoem, mas, na saga Crepúsculo, Eduard tem todas as qualidades que se pode querer num homem: é lindo, forte, inteligente, romântico, imortal, rico, não cansa nunca e é claro, o ponto máximo: é loucamente apaixonado por Bela. (características de Bela: BoniTINHA, desastraDINHA, aguaDINHA e outra porção de INHAS) Concluimos então que a mulher pode até ser sem gracinha mas o homem tem que ser a fotografia da perfeição. Pobres coitadas as que pensam assim. Vou destruir um sonho seu agora: pessoas perfeitas não existem. Todo mundo acorda de manhã com bafo e cabelo desarrumado, todo mundo tem alguma mania que vai lhe irritar cedo ou tarde, todo mundo tem chulé, mal humor, suvaqueira, espinha, fungo e cabelo branco. Seres humanos são seres errantes, cabe a você aceitar e conviver com os seus erros e das outras pessoas. Já imaginou, se as pessoas procurassem em você uma pessoa perfeita? (em você não sei, mas em mim iriam se decepcionar bastante).
O que estou querendo dizer é que esta busca é utópica e inútil. Não devemos querer um amor de cinema ou que "nos complete". Até porque isso não existe. Devemos é sair por ai em busca da felicidade com alguém que apenas nos faça bem, sem procurar perfeição e sem procurar Eduards, Romeus e Cazuzas... (é, eu acho ele perfeito) Essa perfeição é inatingível e desnecessária (inclusive, eu ia me sentir muito mal com todos os meus defeitos e uma pessoa perfeita do meu lado.) Eu só quero a sorte de um amor tranquilo.
É queridos e queridas, hoje fui bastante clichê, mas acho que o amor é tão importante quanto literatura, política, religião e arte na vida duma pessoa.

2 comentários:

  1. Ah, agora tá explicado essa ruma de homem feio que tu arrumas pra namorar...

    ResponderExcluir
  2. E o melhor da vida é viver e ser feliz com nossas imperfeições =)
    Gente perfeitinha é mt chata, hahahha
    beijos!

    ResponderExcluir