quarta-feira, 5 de maio de 2010

"Não me subornaram, será que é o meu fim?"

Estava na minha cama, deitada, pensando. Meu pensamento vagou do Clássico dos Clássicos dessa noite (SPORT x Náutico) até uma conversa que tive com uma amiga uns dias atrás sobre o esteriotipo de democracia que formulamos -ou formularam- na nossa cabeça. Você pode pensar que entre meus dois pensamentos existe uma corda divisória, mas na verdade existe apenas um fio. Talvez se eu falar um nome, você entenda o que quero dizer. Otávio. O Augusto. O Deus.
Esse Deus - bem diferente do conceito de Deus que temos atualmente- foi o primeiro imperador da Roma Antiga e conseguiu genialmente impor uma política utilizada até hoje (SÉÉCULOS DEPOIS) em todo o mundo! O "Pão e Circo", é claro. Você não sabe o que é? consiste em "dar cultura" e comida ao povo. E assim resolvem-se todos os problemas e o governo ainda ganha de bônus a atenção dos cidadãos voltada para algo mais importante do que política.
Clássico dos Clássicos = democracia
(Vou começar pela democracia e me terminarei com o jogo)
Do grego, a palavra democracia quer dizer: governo do povo. Convenhamos que nem na Grécia antiga o governo era do povo e muito menos hoje em dia. Calma, vou me explicar. Como podemos chamar um país onde os direitos são tratados como deveres, de democrático? As vezes nem paramos para pensar nisso, mas no Brasil - por exemplo - o voto é obrigatório. O voto é um direito do cidadão, mas no Brasil é tratado como dever. O alistamento militar masculino. É um direito, mas no Brasil é tratado como dever. O cidadão deveria querer servir a " Pátria amada, idolatrada. Salve, salve " Piada. O que acontece na prática é o corrupção do alistado para com o órgão de alistamento, já que o homem não quer se alistar, não tem amor a pátria ou tem coisas muito melhor para fazer e pronto. Ele deveria PODER não querer, em um país democrático seria assim. Mas não, no país da impunidade, o relatado senhor deve cometer um ato de corrupção para exercer o próprio dever. A lista é muito grande, se eu for falar mais vou me estender muito e não pretendo isso. Mas só para concluir: muitos não sabem mas é possível uma pessoa como eu e você criar projetos de lei no Brasil. Agora, é preciso ter 70.000 assinaturas, com pessoas de pelo menos 7 estados diferentes. Depois de perder no mínimo dois anos da sua inútil vida viajando pelo Brasil tentando convencer toda pessoa que você vê na frente de assinar um documento, esse projeto ainda deve ser aprovado pelo nosso sistema bicameral. É, eu acho que o Brasil é um governo do povo.
Na verdade, o problema está justamente nisso. Nesse povo que vive reclamando que os políticos são corruptos, quando também são! Hipócritas. (Não culpo o brasileiro por ser hipócrita, já que a hipocrisia não é um defeito e sim uma característica do ser humano) Nesse povo que não sái mas por aí com cara pintada reivindicando direitos, que tem medo de demonstrar sua opinião política, ou que aceita - mesmo depois de 20 anos de término da ditadura militar- um governo síntese dela. Que aceita um presidente "revolucionário sindicalista" que coloca como sua candidata uma mulher tão inteligente que sai falando por aí que o Nordeste brasileiro não faz parte do Brasil. E enquanto tudo isso (e muito mais) acontece, sabe com que estou preocupada? Será que o Sport vai conseguir conquistar o título e ser penta campeão pernambucano?
É senhores, parece que Otávio é o maior gênio político de todos os tempos! E os brasileiros uns de seus maiores seguidores. Como diria meu grande ídolo Willian Shakespeare "Choramos ao nascer porque chegamos a este enorme cenário de dementes."

Um comentário: